sexta-feira, 29 de maio de 2009

Anonimos

Anonimos foi avistado quando passávamos de carro perto do Bourbon e do motel que lhe concede esta honraria. Estava neste estado. O que fazer com ele? Deixá-lo com sua miíase, sarna e total desnutrição ou resgatá-lo? O que fazer com um cão de grande porte, velho e caindo aos pedaços literalmente, que ninguém vai adotar? Ficamos na fronteira entre fingir não vê-lo, fazer eutanásia ou tentar tratá-lo. Optamos pela última e o levamos ao hospital veterinário da UPF onde o deixamos para uma avaliação e tratamento ambulatorial. O cheiro dele era indescritível. Alguns dedos da pata traseira se foram, o osso está exposto. A lista de remédios é enorme e... acabo pensando de quão fútil são os nossos problemas e ambições. Mas antes de começar a pensar mais profundamente sobre a depressão dos ricos e a desesperança dos pobres, sou chamado para buscar meu amigo Anonimos. Ele volta abanando o rabo e me confidencia: obrigado por não me julgar por minha aparência, obrigado por oferecer sua morada e obrigado por pagar minha conta.

As fotos abaixo foram feitas no dia do resgate, 26/05/09, após a consulta no hospital veterinário e a pata já estava com curativo. Pelo contrato assinado comigo, Anonimos promete ficar vivo até o fim do tratamento para incentivar o socorro aos milhares de primos soltos, neste estado, na Província de São Pedro.


Uma semana depois... foto abaixo foi tirada dia 01/06/09.
Ele está se evoluindo bem, as crostas da pele causadas pela sarna estão caindo e está recuperando a massa muscular e o peso.

Duas semanas depois do resgate, 09/06/09, ele ainda precisa de curativo na pata mas está evoluindo bem. A pele parou de descamar a aparência é de pele sadia. Só falta o pêlo crescer agora.

A foto abaixo é de 21 dias após o resgate. O pêlo velho que tem está caindo e na pele que estava doente vem nascendo o pêlo novo. Logo não precisará de curativo na pata também.

Fotos abaixo do dia 24/06/09, um mês depois. Está forte, come bem e até já está cuidando do pátio. Será um bom cão de guarda.


Fotos do dia 05/07/09: ele esta trocando o pelo velho, por isso não parece muito bonito, mas esta sadio e logo poderá ser doado para alguma casa que precise de um bom guardião.

Fotos do dia 29/07/09: dois meses depois de ter sido resgatado ele esta cachorão. O pelo cresceu em todo o corpo e a massa muscular se restabeleceu totalmente. A pata esta curada e ele é um cão normal, muito alerta e ativo, se relaciona bem com outros cães e com as pessoas que conhece. É um ótimo cão para guardar um pátio. Já recebeu as vacinas óctuplas.




Foto dia 16/08/09.